Santa calonização

321 palavras 2 páginas
- Santo canonizado é aquele sobre quem o Papa, baseado em depoimentos, declara oficialmente que está no céu e pode ser venerado publicamente.

- Canonizar não é fazer alguém "virar" santo, porque esse alguém já era santo quando morreu. É colocar alguém na lista (cânone) dos santos.

.1º Primeiro passo Beatificação
A Beatificação é a declaração, feita pelo papa, da vida virtuosa ou da morte heróica pelo martírio, de alguma pessoa que pode considerada como Bem-aventurada isto é, já vive a plenitude do céu.
E isto permite que seja venerada, não em toda a Igreja, mas nos lugares em que viveu ou na Ordem religiosa que fundou.
A Beatificação é, formalmente, a fase final de uma causa em que alguém está a caminho da Canonização final.

1. O que é?
É o ato pelo qual a Igreja Católica Apostólica Romana declara que uma pessoa morta é um santo, inscrevendo-a no cânon, ou lista, dos santos reconhecidos. O ato de canonização é exclusividade do Vaticano – ou seja, a coisa é decidida pelo mais alto escalão do clero e ratificada pelo próprio papa. 2° Quando surgiu o primeiro santo?
Nos primórdios da Igreja, não havia um processo formal de reconhecimento dos santos. Isso porque os primeiros mártires cristãos, como Pedro (apóstolo de Jesus e o primeiro papa), já eram cultuados popularmente. O primeiro santo canonizado por um papa foi Ulrich, bispo de Augsburg, que foi declarado santo pelo papa João 15, no ano de 993.

Como funciona o processo atual?
Tudo começa com a investigação do candidato pelo bispo da diocese em que ele viveu, onde é reunido o material referente à sua suposta santidade, como seus escritos e relatos dos milagres. O bispo aponta então um promotor da causa, para defender o candidato, e um “promotor da fé”, para checar e contrapor os argumentos. Daí são necessários que pelo menos dois milagres autênticos sejam comprovados para que o papa canonize o candidato.

Relacionados