Estudo de caso
Para que a empresa tenha sucesso, não basta apenas vender, ela tem que fidelizar o seu cliente, e procurar sempre suprir as necessidades que o cliente tem antes e depois da compra (pós-venda). No caso de uma concessionária de veículos, não basta apenas Vender, é preciso dar suporte cliente sempre que necessário. Quando o veículo vai para manutenção, espera-se que ele volte com o problema resolvido e que não tenha nenhuma dificuldade para receber a prestação do serviço, e não somente isso, o atendimento recebido será essencial para que o cliente volte ou indique aquele serviço para as outras pessoas. Os profissionais desde o atendimento telefônico aos mecânicos devem ser capacitados e atender bem o cliente.
Hoje é perceptível, que o cliente só é bem tratado no momento da compra, após isso ele não tem o mesmo atendimento (bom), e isso precisa ser mudado, até porque o que vai fazer com que o cliente volte será justamente o atendimento prestado, se comprar algo e após isso precisar levar para concerto ou trocar por defeito e ser mal atendido, ele poderá não voltar mais à loja. O cliente deve ser tratado bem em todas as fases que precisar da empresa. O pós-vendas por ser acionado após a compra, ainda não teve contato direto com o cliente, portando ele precisa ser bem qualificado para que atenda bem o cliente e possa tirar as dúvidas e resolver os problemas, saber se o mesmo está satisfeito. A empresa não pode tratar o cliente apenas como um interesse comercial, e o papel do pós-vendas é exatamente de fazer com que ele tenha maior confiança na empresa em que está adquirindo produto/serviço, e sempre que ele tiver algum problema a empresa tentará solucionar da melhor maneira possível. O colaborador precisa acolher o cliente, interagir com ele e tentar entender qual a sua necessidade.
A empresa precisa estar ciente que valor não é apenas o dinheiro que tem que entrar, e isso são o que muitas pessoas confundem. O conceito de criação de valor é o