Estudo de caso
Estudo de Caso
Indicação de Tratamento: Cirurgia de Revascularização do Miocárdio por Rio de Janeiro - 2012/2
Curso de Serviço Social
Estudo de Caso
Indicação de Tratamento: Cirurgia de Revascularização do Miocárdio
Rio de Janeiro
2012/2
INTRODUÇÃO
A teoria ilumina e abre o caminho para prática profissional e neste processo de conhecer a demanda é que permite uma ação interventiva mais eficaz. O estudo de caso sendo auxiliado pela teoria que já foi refletida em sua prática contribui para que ao auxiliar os usuários os assistentes sociais tenham uma prática que os levem a reflexão e transformação. No caso em análise percebemos usuários desenformados quanto a seus direitos: homem de 63 anos, solteiro, tabagista, com nível de escolaridade superior, e que auxilia a família, e em um estudo de caso temos a dimensão de totalidade e de como podemos nos utilizar deste instrumento para intervir, “a sistematização e análise do conjunto de informações contidas no conjunto dos estudos realizados geram possibilidades de discussão do processo de fruição dos direitos relativa tanto à garantia como à sua ampliação” (MIOTO, 2000, p. 7).
Relato de Intervenção
O exercício profissional se fortalece em ações como respostas às requisições dos usuários e suas demandas. Fazendo uma análise do caso apresentado ao grupo e da atuação do profissional de Serviço Social, devemos observar a relação teoria-prática e sua articulação no processo de intervenção.
O assistente social que em seu exercício profissional deve desenvolver a capacidade reflexiva e crítica, e este sabendo quais instrumentos usar para operacionalizar sua ação busca uma trajetória e várias possibilidades de intervenção.
O estudo de caso se inicia com uma entrevista social do usuário; que remete à um estudo socioeconômico, competência do Assistente Social, segundo a Lei de Regulamentação da profissão. Nessa ótica Fávero (2004, p.42) afirma que