Estudo de caso
PROGRAMA CREAS
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE UAUÁ-BAHIA
1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no município de Uauá-Bahia, por meio de serviços que desenvolvem, promovem ou articulam, exercem importante papel da inclusão social, atendendo ao público-alvo: indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expresso em maus tratos, negligência, abandono, discriminações, dentre outros, resgatando vínculos familiares e sociais rompidos, apoiando a construção e ou reconstrução de projetos pessoais e sociais.
Os serviços do CREAS têm impacto direto na reorganização e reestruturação da família e até mesmo de comunidades, promove o desenvolvimento pessoal e comunitário com o consequente resgate da auto-estima, a identificação e desenvolvimento de potencialidades e capacidades bem como a promoção da inserção e participação social, portanto, o programa pertence a área setorial da assistência social.
O mesmo é um programa do Governo Federal, que promove ações articuladas com o Estado e o município, para execução de suas ações e alcance de seus objetivos. O município recebe do Governo Federal fundo a fundo o montante R$6.300 mensais para custeio de mão de obra e exercício das ações.
Logo, é ofertado por sua equipe multiprofissional, coordenador, assistente social, psicólogo, advogado, educadores sociais e estagiários, as ações de orientação, proteção e acompanhamento psico-social individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e famílias em situações de vulnerabilidade e violação de direitos pautados na ética e respeito mútuo.
Nesta perspectiva articula os serviços de média complexidade e opera a referência e contra referência com rede de serviços de políticas pública.
Portanto, o CREAS oferta atenção na ocorrência de situações de risco pessoal e social por