Estudo de caso
Diante de tantas mudanças no nosso mundo, as pessoas e as empresas tem que se adaptar para conseguir ter e dar uma condição de vida melhor. Por isso que o governo que muitas vezes não conseguia suprir de forma eficaz as necessidades, criou as organizações sociais.
Que são entidades sem fins lucrativos, que destinam ao atendimento com qualidade nas áreas saúde, educação, cultura e proteção ambiental, onde principal objetivo é o trabalho com responsabilidade, e isso será abordado no decorrer desse trabalho, mostrando como é o funcionamento dessas oraganizações.
Organização Social
Tem como objetivo transferir a gestão publica para entidades públicas não estatais, que o governo não esta tendo eficácia na gestão, então essas organizações começam a ganhar em qualidade. Atua principalmente na área da saúde, educação, cultura e proteção ambiental.
O que são Organizações Sociais?
Organizações Sociais são entidades não estatais sem fins lucrativos, destinadas ao exercício de atividades dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e a saúde. Não fazem parte da administração pública indireta.
É uma parceria entre estado e a sociedade, o estado não deixará de controlar o recurso orçamentário apenas irá transferir para que essas instituições controlem e usem por meio de instrumento inovador e mais eficaz pelo controle dos resultados, estabelecidos em contrato de gestão, onde estará escrito as metas que serão compridas e as regras que serão seguidas. A diretoria dessa organização será composta por pessoas representantes do estado e da sociedade, onde formam o conselho que será renovado periodicamente para que não haja benefício próprio. A lei que qualifica as entidades privadas em organizações sociais é Lei nº9.637, de 15 de maio de 1998. De acordo com Leon Frejda Szklarowsky as organizações sociais deverão obrigatoriamente prestar contas ao