Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do serviço social
Metodológicos do Serviço Social
I- INTRODUÇÃO
O serviço social decorre em meios aos fatos acontecidos em sua trajetória nas diversas etapas da história dando origem ao processo de formação da sua estrutura. O nascimento das ações sociais está untado a evolução da sociedade e seus aspectos econômicos e políticos, juntamente com o desenvolvimento das classes sociais que se destacam “Classe burguesa” e “Classe do proletariado”. As expressões de questão social são problemas relativos á industrialização, sistema que vem enraizando a desenvolvimento das nações.
II- TRAJETÓRIA DO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO
O surgimento do Serviço Social tem origem na Ação Católica. A ação Católica prende-se a um projeto de recuperação. O século XIX foi o século da organização social. O mundo estava em transição, em miséria, os operários revoltados com o capitalismo, e com tudo isso a Europa se tornou um caos, influenciando toda a América. A igreja tomou partido e tratou de elaborar estratégicas para por fim a esse caos: O Papa Leão XIII tornou oficial a "Encíclica Rerum Novarum" que consistia que a Igreja era capaz de por fim a essa miséria, a essa classe de miséria, e quem dava conta dessa situação era a Igreja que com sua doutrina punha fim a essa situação. O Serviço Social nasce mergulhado na prática e teoria, e a Igreja Católica a serviço de sua ideologia. Aqui nasce um dilema do qual impregnará as raízes do serviço social: - A imaginária idéia de que serviço social seria uma ajuda moral, um gesto de caridade, um ato de bondade se apropriando de um discurso social.
III – O SERVIÇO SOCIAL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX No final do século XIX e início do século XX, acompanhando o processo de evolução e transformação da sociedade é que são dados os primeiros passos para o surgimento do serviço social. No berço do acirramento das desigualdades é que vão sendo modelada a