estudo de caso
Estudo de Caso
PEDAGOGIA
PENSAMENTO,LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO
NIRLEY DRAGONETTI
Universidade Cruzeiro do Sul – Campus São Miguel
SÃO PAULO – 2013
INTRODUÇÃO
A observação foi feita sob uma Criança de 3 anos e 8 meses, que devido a necessidade dos pais fica aos cuidados de uma Babá que é Pedagoga, A criança recebe os cuidados em sua própria residência.
A ROTINA:
A criança observada possuiu ma estrutura óssea normal,e não apresenta magreza nem sobre peso, aparenta ser uma criança saudável.
De acordo com o observado, Atualmente com 3 anos e 8 meses , fala adequadamente, repete a maioria das palavras que os adultos falam, porém caso receba visitas que não sejam muito próximas a ela , a mesma fica acuada, responde somente com gestos, e algum tempo após o convívio acaba se soltando.
É uma criança egocêntrica, talvez por possuir uma irmã mais velha (7 anos), a criança se preocupa em ser o centro das atenções, em ter todo carinho somente para si. Não aceita que os pais e a babá conversem ou interajam com a irmã sem que ela esteja envolvida, até mesmo com animais de estimação ou visita dos primos, a criança não aceita dividir atenção.
Foi observado que a atenção da babá é totalmente para ela, a mesma faz todas as suas vontades, e em nenhum momento do dia a criança se manteve entretida em nenhuma atividade que foi aplicada pela babá por mais de 30 minutos,a mesma lhe ofereceu para brincar quebra cabeça, um caderno e uma caneta para criança desenhar , porém foi questão de minutos para a mesma abandonar o que estava fazendo e procurar outra atividade é muito hiperativa e enjoava fácil das brincadeiras.
Durante o período, foi observado que a criança brinca conversando com os brinquedos, livros, e parede,e age como se estivesse na companhia de alguém.
A criança tem noção do que é certo ou errado, por exemplo, quando é a responsável por fazer bagunça, a mesma se esconde tentando omitir ou acaba culpando a irmã. Mexe escondido em