Aula 4 Contas Cont Beis E Regime De Caixa E Competencia
Para cada débito registrado em uma conta ou mais deve haver o registro do crédito que também pode ocorrer em uma ou mais contas. Este é o método de partidas dobradas que foi criado pelo Frei Luca Paccioli,.
Contas Contábeis
A contabilidade utiliza as contas contábeis para registrar os fatos contábeis e acompanhar as mudanças na estrutura patrimonial. Para facilitar os controles as contas são separadas por contas do Ativo, contas do Passivo e do Patrimônio Líquido.
Veja os exemplos práticos: Conta Veículos é por meio destas contas que são registrados todos os eventos positivos ou negativos referente aos veículos da organização. A Conta Caixa irá registrar as movimentações do dinheiro da empresa e a
Conta Cliente demonstra os valores a receber decorrentes das vendas da empresa, relacionadas à sua atividade principal. Deve ser respeitado o princípio de cada conta.
Por exemplo, não é permitido registrar a compra de um veículo na conta mercadorias.
As empresas para melhor estruturar suas contas contábeis utilizam o plano de contas que é elaborado de acordo com a necessidade e complexidade de cada empresa.
O plano de contas é específico para cada organização e deve contribuir para a organização das informações dos fatos contábeis e geralmente apresenta esta estrutura:
Grupo – Ativo
Grupo – Passivo
Subgrupo – Circulante
Subgrupo – Circulante
Conta – Mercadoria
Conta – Fornecedores
As contas contábeis podem ser classificadas como (1) sintéticas referentes ao grupo do Balanço Patrimonial mais genérico, por exemplo: Bancos, Clientes,
Fornecedores, Contas a Pagar, etc. (2) analíticas apresentam com maior detalhe as contas sintéticas: Banco: Bradesco, Cliente: Embalagens Silva, Contas a Pagar:
Eletropaulo, etc.
A representação da conta contábil deve possuir:
fácil
Nome da conta: Título da conta – Por exemplo: Banco do Brasil.
Código da conta: Cada conta possui um número específico que permite
identificação: Por exemplo, em uma