ESTUDO DE CASO
A globalização estabelece uma nova constituição para as empresas atuarem no mercado. O preço já não é suficiente para manter a competitividade. É preciso repensar em questão como suprimentos, logísticas e melhoria continua da qualidade dos processos internos em prol da maior eficiência e eficácia. O monitoramento dos gargalos e a busca para eliminar os custos e desperdícios, a analisando para então otimiza-los, são procedimentos impreendiveis para a adoção da qualidade total.
Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de gestão da qualidade para as empresas de todo o mundo.
A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes reduz custos internos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados essa certificação permite avalizar as conformidades determinadas peças organizações, através desse processo continuamente, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões procedimentos e normas.
Entre os modelos existentes de sistema da qualidade destacam-se a 1SO 9000. As normas dessas series possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos.
A verificação do mesmo através de auditorias garantem a continuidade e a melhoria de sistemas de qualidade.
As pessoas e as empresas que buscam qualidade devem criar uma mentalidade de mudanças. Qualquer melhoria, pequena ou grande é bem vinda toda inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada .
Uma organização que propõe a implementar uma política de gestão voltada para a qualidade tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada. As mesmas precisam por em pratica atividades que visam