estudo de caso
Tuberculose e AIDS:
Desde o seu surgimento no inicio da década de 80, o vírus da síndrome de imunodeficiência humana (HIV) tornou-se um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose nas pessoas infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis. A chance do individuo infectado pelo HIV adoecer de tuberculose é de aproximadamente 10% ao ano, enquanto que no individuo imunocompetente é de 10% ao longo da vida. No Brasil conforme a faixa etária, a co-infecção tuberculose-HIV pode chegar até em torno de 25%.
Sinais e sintomas
Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro, pode ter sangue no escarro ou pode ter sangue puro, febre, sudorese noturna, perda de peso, perda do apetite, fraqueza.
Como é feio o diagnostico
É feito baseado nos sinais e sintomas relatados pelo paciente, associado a uma radiografia do tórax que mostre alterções compatíveis com tuberculose pulmonar. Já o diagnostico de certeza é feito atravez da coleta de secreção do pulmão. Outro teste é o teste de Mantoux, é feito injetando tuberculina (uma substancia extraída da bactéria) debaixo da