estudo de caso
Trabalho de conclusão de módulo
Pillar Alves Silva
Professor Yoshiharu Saito
2014.1
INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
ESTUDO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Os resíduos sólidos são considerados a expressão mais visível e concreta da poluição ambiental, ocupando um importante papel na estrutura de saneamento de uma comunidade urbana e, consequentemente, nos aspectos relacionados à saúde pública. Além disso, há também a preocupação com o impacto que a disposição inadequada desses resíduos provoca no solo, na atmosfera, na vegetação e nos recursos hídricos.
A Região Metropolitana de Goiânia engloba algumas cidades como: Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Aragoiânia, Abadia de Goiás, Trindade, Goianira, Santo Antônio de Goiás, Nerópolis e Goianápolis. Essas 11 (onze) cidades vêm passando por um processo de crescimento populacional acentuado, juntamente com a cidade de Goiânia, e que estão ligadas a esta pelos mais variados aspectos, como: economia, lazer, recursos da administração pública municipal e estadual.
Atualmente, o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) realizado pela Prefeitura Municipal de Goiânia encontra-se relativamente satisfatório. Porém, os RSU são ainda um dos fatores de grande preocupação, pois o volume destes tende a aumentar de forma progressiva devido ao crescimento populacional da Região Metropolitana. Sendo assim, entende-se que as formas hoje viabilizadas de disposição final de RSU atingirão em breve seu esgotamento, o que já pode ser observado no Aterro Municipal de Goiânia que encontra-se parcialmente saturado. Logo, um novo problema de grande relevância surge, sendo merecedor da atenção de estudos para avaliar e apontar os caminhos mais viáveis e adequados à solução ou, ao menos, diminuição deste.
A incineração é uma alternativa para solucionar essa problemática da Região Metropolitana da Goiânia, pois este é um