Cosmetologia
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE FARMÁCIA
TECNOLOGIA DOS COSMÉTICOS
PROF.: JANAÍNA VILLANOVA
Wendy Duque Rodrigues
Resumo do Artigo: PRODUTOS COSMÉTICOS DESPIGMENTADORES NACIONAIS DISPONIVEIS NO MECADO
Para finalidade de reduzir a hipercromia, uma disfunção da produção de melanina na pele causando um aumentado da pigmentação cutânea, são utilizados produtos cosméticos contendo despigmentantes. O estudo em questão faz um levantamento dos produtos cosméticos despigmentadores disponíveis no mercado.
Essa alteração na cor da pele com menor pigmentação ou ausência parcial de pigmento são consideradas discromias e tem sido uma preocupação de profissionais relacionados com a dermatologia, cosmetologia e estética, induzindo-os a pesquisas nesta área, para produção de dermo-cosméticos com princípios despimentantes. Dentes as discromias, a mais frequente é a hipercromia que tem origem numa produção exagerada de melanina, possui fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias, exposição solar dentre outros.
Os produtos que são desenvolvidos para o combate a essa alteração na pele visa a redução da hipercromia, são realizadas pesquisas que focam principalmente a interferência direta na síntese da produção de melanina, sendo os princípios ativos utilizados, os responsáveis por este processo. Nos dias atuais várias substancias vem sendo utilizadas tanto por especialistas como também no uso domiciliar como princípios ativos despigmentantes, devido a esta utilização considera-se importante conhecer os princípios ativos presentes em cada formulação dos produtos cosméticos despigmentantes disponíveis. Mediante a este panorama o trabalho em questão teve como objetivo avaliar as formulações cosméticas destinadas a reduzir a hipercromia, em relação aos princípios ativos utilizados e seus mecanismos de ação.
Esses produtos despigmentantes possuem princípios ativos que clareiam a pele atenuando