Estudo de caso
Respostas. 1-Pela entrevista deu para perceber que Caito Maia possui várias características de um empreendedor de sucesso. É apaixonado pelo que faz, sempre otimista, ele sempre acreditou no sucesso mesmo depois do primeiro fracasso que quase quebrou a empresa. Constrói o próprio destino sozinho, nunca teve sócios. Tem facilidade com networking e habilidade de negociação. Foi assim que tudo começou vendendo óculos importados para amigos antes da ideia de abrir a empresa. É um líder nato, sabe valorizar seus funcionários, pois todos estão motivados, possui conhecimento. Ele teve experiência prática antes de começar o negócio, conhecia bem os clientes e hoje continua buscando formas de agregar valor ao seu produto.
2-Caito comenta que admira Empresas de sucesso, mas não comenta sobre o nome de uma pessoa em específico. Acredito que Caito não pertence a esse grupo porque ele não precisou de um modelo a seguir para desenvolver suas características empreendedoras, o seu empreendedorismo cresceu com sua própria experiência de vida, logo novo ele teve contato com oportunidades que soube explorar, e a família se mostrou sempre ao seu lado o que o ajudou ter a segurança para arriscar e crescer, ser sempre firme em suas decisões. Graças ao seu interesse inicial na música inspirado pela família (pai), identificou que diferença de usar um hobby como negócio e ter um negócio pelo qual você tem paixão, característica que foi fundamental para seu sucesso.
3-A primeira fase de Caito no desenvolvimento do seu negócio foi o aprendizado, a observação trabalhando com a mão na massa, lavando pratos, fazendo pequenos bicos etc. Essa fase foi muito importante na criação de relacionamentos e no desenvolvimento de qualidades essenciais para superar desafios. Nesse ponto a história de vida de Caito é muito parecida com a de Robinson Shiba, fundador da China in Box, que também trabalhou fora do Brasil e observou tendências e viu as oportunidades e