Estudo de Caso
FICHA TÉCNICA
Projeto: Edifício Breeze
Local: São Paulo, SP
Início de projeto: 2004
Conclusão da Obra: 2008
Área do terreno: 2.600 m²
Área Construída; 21.200 m²
Arquitetura: Aflalo & Gasperini Arquitetos
Situado na esquina das ruas
Presidente Antônio Cândido e
Jorge Américo.
O acesso ao edifício se dá por duas formas, sendo uma entrada para pedestres e outra para veículos. Ambos são feitos pela Rua Presidente Antônio
Cândido.
O edifício tem o formato de um paralelepípedo, chegando a altura de
80m, dividido em 27 pavimentos mais o térreo. Cada pavimento é dividido em duas unidades de apartamentos. O edifico possui 3 elevadores, sendo dois de uso social (um para cada unidade do pavimento)e um para serviço (servindo para as duas unidades), além de uma escada.
Os apartamentos são dispostos de forma espelhada, ou seja, as unidades tem a mesma planta, com exceção do duplex. A modulação estrutural do edifício foi dividida em paralelepípedos. A unidade de apartamento tem 234m², e do duplex tem 418m².
Ao ficar dentro do gabarito de 80 metros, o edifício pôde ser aprovado com uma escadaria e três elevadores. Acima dessa altura seria necessário duplicar a circulação vertical, o que aumentaria os custos do empreendimento.
O edifício tem estrutura convencional de concreto, vedação de alvenaria revestida com massa texturizada nas cores marrom e branco e juntas bem marcadas. Na face principal, a moldura branca suaviza a verticalidade das fachadas e ressalta os terraços em balanço. Na face posterior, a mesma moldura ganha continuidade na horizontal para fazer o coroamento do prédio. Essa placa solta que contorna o volume construído induziu ao recuo dos dois apartamentos dúplex da cobertura e ainda ganhou a função de pérgola sobre as piscinas com 11 metros de raia.
Os brises de alumínio pintado de branco, elementos que dão nome ao empreendimento, configuram outro ponto de