poluição das águas mundo
Poluição das águas no mundo A água é um dos mais essenciais recursos naturais para os seres vivos. Além de ser vital para a manutenção da vida, o domínio da água permitiu que o homem aprendesse a plantar, criar animais para seu sustento, a gerar energia, etc.
O planeta Terra é composto por 75% de água, aproximadamente. Entretanto, se levarmos em conta a água doce, aquela utilizada pelo homem em suas necessidades, somente 1% está efetivamente disponível para o consumo.
A poluição hídrica é provocada por vários fatores. O uso de agrotóxicos e adubos em excesso é um deles. Nesse caso, grandes quantidades de substâncias tóxicas são enviadas para os rios através das chuvas. Outro exemplo, e que talvez seja o maior fator responsável pela poluição das águas, é o lançamento de resíduos gerados pelas indústrias e cidades, como esgoto, lixo, entulhos e produtos tóxicos.
Alguns agentes poluentes da água:
Esgotos das cidades, eliminados em rios e mares;
Detritos domésticos, lançados em rios, riachos, lagos, etc.
Elementos sólidos, líquidos e gasosos;
Óleo e lixo que os navios lançam nos mares.
Água Contaminada: é aquela que transmite doenças, pois além de conter microorganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes.
Água Poluída: é aquela que tem cheiro forte, cor bem escura, que alterou suas características naturais, isto é, deixou de ser pura e saudável para os seres vivos.
Formas de Poluição na Água
As principais formas de poluição que afetam as nossas reservas de água são classificadas em biológicas, térmicas, sedimentares e químicas.
Poluição biológica: resulta da presença de microorganismos patogênicos (bactérias, vírus, protozoários, vermes); especialmente na água potável.
Poluição térmica: ocorre frequentemente pelo descarte nos rios, lagos, oceanos, de grandes volumes de água aquecida usada no resfriamento de uma série de processos industriais.
O aumento de temperatura causa três efeitos:
A