Estudo de caso
CURSO – ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO (THAU ARQ I)
ANÁLISE DA OBRA “Plan Voisin – Le Corbusier”
Estudante
Nome, turma e RA.
Nome da Obra
Plan Voisin
Ano
1925
Cidade / País
PARIS
Tipo da obra
Cidade
Biografia
Le Corbusier é o sobrenome profissional de Charles Edouard Jeanneret-Gris que nasceu em 6 de Outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida em França. Estudou artes e ofícios na Suíça, e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França.
Apresentação Geral
Obra bem pensada, ótima para pedestres, porém não tão boa para carros.
Comentários seus sobre a obra como um todo:
Histórico do projeto e/ou obra; As principais influências; Referências estéticas e/ou ideológicas;
Descrição Morfológica
Grandes áreas livres, separação entre veículos e pedestres, torres para escritórios, habitação para operários, habitação para classes mais altas, praças, eixos viários e muita vegetação.
Comentários
Autor(es) da obra
Le Corbusier: “Eu gostaria de fazer um retrato da [rua] contemporânea. Leitores, imaginem-se caminhando nessa nova cidade e aclimatem-se às suas vantagens. Vocês estão sob a sombra das árvores, vastos gramados se estendem à sua volta. O ar é límpido e puro; não há ruídos. Como? Vocês não conseguem ver onde os edifícios estão? Olhem através das ramas das árvores, através do encantador arabesco formado pela trama dos galhos contra o céu, a grandes distâncias entre si, as gigantescas massas de cristal, mais altas que qualquer edifício do mundo. Esses prismas translúcidos parecem flutuar no ar sem qualquer ancoragem no solo – cintilantes sob o brilho do sol de verão, suavemente brilhantes sob o céu cinza do inverno, magicamente reluzentes ao entardecer – são enormes blocos de escritórios ... Ao possuir esta cidade uma densidade três ou quatro vezes maior que as