estudo de caso
Um gestor temperamental
2013
UniceumaVale S.A.
03/11/2013
ESTUDO DE CASO
Um Gestor Temperamental
Questões e Respostas
Quando o líder comete um erro deve ou não pedir perdão? O reconhecimento do erro ajuda na recuperação da dignidade e na mudança de atitude?
R.: Um bom líder deve compreender que pode cometer erros/falhas, assim como seus subordinados. Portanto, deve pedir desculpas pelo(s) erro(s) cometido(s). Admitir seu erro e administrar com sabedoria situações complicadas deve fazer parte do dia-a-dia de um bom gestor. Reconhecer um erro pode criar um ambiente de confiança com seu subordinado, tendo em vista que errar é humano, além de poder aprender com os erros. Quando assumidos, leva a busca de soluções e consequentemente ao crescimento humano e profissional. Com essa postura, o líder desperta em seus subordinados a segurança para evoluir, sem precisar ocultar erros.
Quem pretende ser um vencedor na vida, como deve encarar seus erros?
R.: A incapacidade de observar nossos próprios erros nos deixa a mercê deles. Deste modo, quando uma pessoa os reconhece e os encara; tornam-se os melhores administradores de suas vidas. Erros são comuns, sejam eles cometidos na vida pessoal ou profissional, e eles não se resolvem sozinhos. Quando alguma coisa acontece, precisamos descobrir qual a melhor solução e tentar fazer com que ela seja executada. Os erros devem ser encarados como aprendizado, para que possamos evoluir e melhorar o que não está bom. Temos que agir com responsabilidade e humildade buscando sempre soluções.
Os erros dos subordinados justificam o erro do líder? R.: Sim, pois o líder é o espelho de seus subordinados, que agem como foram orientados, treinados e estimulados, no entanto a maneira como líder os conduz é que vai refletir nos resultados e na satisfação, tanto dos funcionários, como do consumidor final. É de grande importância saber com agir diante de certas situações, como por exemplo, chamar a atenção de um