Estudo de caso
O ambiente empresarial é formado, fundamentalmente, pelo conjunto de regulamentações, infra-estrutura, organização (públicas e privadas) e clientes que se relacionam com a empresa de transporte rodoviário de cargas. Os concorrentes fazem parte desse ambiente.
Os clientes estabelecem as características da demanda pelos serviços de transporte.
Um dos elementos principais do ambiente são os clientes, pois são eles que estabelecem as características da demanda pelos serviços de transporte.
Analisemos o seguinte caso: ESTUDO DE CASO |
Um Distribuidor de Bebidas
Um distribuidor de bebidas (cerveja e vários tipos de refrigerantes) com sede em Carnavolândia atende seus clientes (bares, supermercados, armazéns) através da venda direta. Este sistema de vendas supõem que um caminhão do distribuidor, que mantém frota própria, passe, periodicamente, em todos os seus clientes para ver quais produtos estes necessitam e assim, entrega-os diretamente.
Devido a grande extensão de rede de distribuição e a incerteza com relação a demanda, o sistema de vendas utilizando provoca alguns problemas de distribuição a este fornecedor de bebidas. Entre os principais problemas destacam-se:
Dificuldade de se controlar o estoque do distribuidor devido à incerteza com relação à demanda dos produtos. Em algumas situações existem estoques sem excesso e em outras ocasiões faltam produtos para entregar aos clientes. Possibilidade de o caminhão partir do deposito com um mix de produtos (a empresa distribui mais de 20 marcas de bebidas) e esgotar alguns destes produtos no primeiro cliente e, por outro lado, há a possibilidade concreta de que algum produto volte para o deposito sem que qualquer cliente o tenha comprado.
Em outras palavras, existe uma dificuldade muito grande em se determinar o mix de produtos que o caminhão levará somente com base no histórico das vendas passadas dos clientes. Parte da frota de caminhões fica