estudo de caso
TEXTO COMPLEMENTAR
Retiro para executivos: Um caso de fracasso de grupo
Donald D. Branco.
Fonte: WAGNER, J. A.; ROLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 2.ed.São Paulo: Saraiva: 2012. – adaptação Vera Lucia Lemos de
Carvalho.
Este caso destaca os efeitos que as diferenças de aptidões físicas e cognitivas e de traços de personalidade produzem nodesempenho do grupo. Um desequilíbrio nesses fatores resultaram em fracasso do grupo na consecução da maioria de suas metas.
Enunciado
Paulo Campos, um jovem executivo em nível de divisão de uma grandecorporação, foi escolhido para participar de um retiro para desenvolvimento de executivos que teria duas semanas e meia de duração. Ele foi designado para um grupo de outros onze homens que possuíamexperiência variada, desde gerentes de produção e operações até gerentes de relações públicas.
O grupo deveria participar tanto de atividades acadêmicas como atléticas. Em grupo, estabeleceram metaspara realização nessas áreas. Ao término do retiro, tinham conseguido sucesso na realização de apenas uma meta – a harmonia do grupo. Embora alguns indivíduos se superassem, o grupo como um todo nãofuncionou bem. Paulo atribuiu o fracasso à falta de uma liderança forte. Embora alguns indivíduos mostrassem leves sinais de que iriam despontar como líderes, não conseguiram ir adiante.
Aquelesaos quais se atribuíram papéis de liderança não demonstraram capacidade de liderança.
Descrição dos participantes
Walter possuía experiência que compensava sua carência de formação técnica. Foi-lheatribuído o papel de liderança porque ele era mais velho e mais experiente. No decorrer do tempo, ficou claro que
Walter não possuía habilidades de liderança e sua personalidade o impedia de tomardecisões duras ou assumir o controle.
Davi também carecia de formação mas tinha considerável experiência, o que sugere grande aptidão cognitiva. Academicamente, era mediano.
As