estudo de caso
São Luís / MA
2014
Noção sobre Gestão de Pessoas
Caros (as) alunos (as), inicialmente começaremos essa disciplina distinguindo a diferença entre Empresas e Organizações, pois ambas são constituídas por um conjunto de talentos humanos e que o sucesso ou não dela é de responsabilidade de cada um dos seus integrantes.
Você já parou para pensar como as mudanças que ocorreram nos últimos tempos impactaram diretamente sua vida? A cada dia surgem mais informações sobre tudo o que já existe. A Era da Informação está trazendo novos desafios para as organizações e especialmente para sua administração.
Encontrar pessoas que saibam diferenciar aquilo que é urgente do que é prioritário, a constante necessidade de inovação e renovação e a busca de flexibilidade e agilidade para promover transformações são grandes desafios da moderna gestão.
Chiavenato (2003) afirma que as organizações são constituídas por pessoas e por recursos físicos, materiais, financeiros, tecnológicos, dentre outros. Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, se divertem e morrem dentro das organizações.
Mas afinal, o que é uma organização?
Segundo Maximiniano (1992), a palavra organização pode expressar dois sentidos. Vamos conhecê-los? O primeiro caracteriza organização como uma função administrativa e parte do processo administrativo: preparar os materiais para o desenvolvimento de uma tarefa é um exemplo.
O segundo refere-se à organização como uma entidade social, a combinação de esforços individuais que tem por finalidade alcançar propósitos coletivos, independente do tipo, tamanho ou objetivo, seja com ou sem fins lucrativos. Uma igreja, escola, sindicatos e academias, são exemplos de organização. Todo ser humano está ligado a uma organização desde o seu nascimento. Elas são tão comuns para a gente que, às vezes, nem percebemos que elas existem.
Para Megginson et al (1998), existe uma organização todas as