Estudo de caso
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO: PRÁTICAS PSICOLÓGICAS II - P8A
PROFESSORES: ANGELA ELIZABETH COELHO
ALUNAS: WANESSA TEIXEIRA SANTOS ELAINE FERNANDES DOS SANTOS
ESTUDO DIRIGIDO
1. Nos casos abaixo, identifique qual o modelo de atendimento adotado, e explique o porquê da sua resposta.
a) Danilo tem 16 anos e tem diabetes há cinco anos. Danilo mudou de escola no último mês. Depois da mudança de escola, o seu quadro piorou bastante e a família ficou muito preocupada. Diante do quadro clínico de Danilo, os pais resolveram acompanhá-lo na sua consulta com a equipe na Unidade Básica de Saúde. A equipe reconhecendo e entendendo a preocupação dos pais, optou pela estratégia de incluí-los nas atividades a serem desenvolvidas no tratamento. Por outro lado, a equipe também compreendeu que Danilo precisava participar das decisões sobre as estratégias a serem adotadas. A partir de então, o quadro clínico de Danilo tem melhorado significativamente. RESPOSTA: Modelo utilizado na consulta e no tratamento de Danilo foi o – Modelo Biopsicossocial – Conforme descrito verificamos que a Equipe de saúde optou por esse modelo porque o mesmo buscar entender o ser humano em sua totalidade: biológicos, comportamentais e sociais valorizando a pessoa e sua subjetividade como um fator fundamental a ser considerado ao seu tratamento.
b) D. Hortência tem 55 anos e tem problemas de hipertensão há dez anos. Seu estado geral atual não está bom e ela já foi interna algumas vezes, por conta do seu quadro clínico. Nas consultas, os profissionais que lidam com D. Hortência, sempre enfatizam a doença e a gravidade desta, no entanto a forma de atendimento é sempre paternalista e D. Hortência não se sente participante no seu tratamento.
O modelo utilizado foi o – Modelo Biomédico
RESPOSTA: Modelo utilizado na consulta e no tratamento de Hortência foi o – Modelo Biomédico – Esse modelo enxerga o corpo e a mente