Estudo de caso
Dia intenso trabalho exaustivo, em comum dia normal, ou seja, indiferente, passei a morar na cidade de Uberlândia, isso tem pouco tempo, acompanhei o intuito do meu amigo Jaques, que lá morava, dono de um restaurante no centro chamado BOLIVIER, lugar conhecido. Eu Trabalhava e estudava experiência insuportável, não sabia o que fazer melhor. Em pouco tempo que cursava Administração já obtive grandes conhecimentos do que seja administrar, então Jaques me ligou me dizendo que tinha grandes problemas com o seu restaurante, principalmente com os clientes pra variar, observou que os que ali estavam nunca voltara e só tinha clientes porque era o primeiro restaurante que ali avistavam, sendo o mais perto, e me pediu ajuda para que pudesse fazer uma visita ao restaurante, e que estabelecesse novas formas de administrar o seu restaurante, pois beirava à falência. Decidi então que iria no Sábado que era um dia movimentado.
Quando cheguei lá, todos os trabalhadores sem entusiasmo, desmotivados, estressados, tratavam mal os clientes, comida inapropriada: os pratos que deveriam ser quentes estavam frios, as saladas com péssima aparência e os grelhados frios e endurecidos, guardanapos ruins, talheres com crostas na parte onde o pegavam, restos de comida no chão, higiene zero. Dali o fato estava consumado, me apontava literalmente à falência do notável BOLIVIER. Assim passei determinar novas estratégias sobre o que seja um ideal restaurante. No fim da tarde Jaques me perguntou qual era o problema que os clientes nunca voltam, eu disse todos, começando por você. Decide ajudá-lo, mas propus uma condição para que mudasse principalmente a sua parte comportamental, ele concordou.
Fechamos o restaurante por uma semana:
Colocamos uma placa na porta, placa de madeira, estava escrito, “O RESTAURANTE BOLIVER está em processo de mudanças para melhor lhe atender, pois você merece atenção ao seu apetite”, O processo de mudanças foi dividido em sete etapas:
*