Queda Livre
Aceleração da Gravidade
Resumo
Foi realizado um experimento de queda livre no qual foi desprezado a presença de ar, a fim de descobrir a aceleração da gravidade local pelo método gráfico.
Introdução
Depreende-se, que na mecânica nerotoniana prevê que dois corpos diferentes terão o mesmo movimento de queda, desde que a única força relevante seja a de atração gravitacional. Por fim, a força resultante sobre o corpo em queda é igual à força peso. Observe que a força peso é proporcional à força gravitacional, ou seja, quanto mais massivo um corpo maior a intensidade da sua interação gravitacional; mas quanto mais matéria há em um corpo maior a sua inércia. Com o descobrimento do Princípio de Equivalência, podemos considerar que a intensidade da força gravitacional e a quantidade ligada à inércia do corpo sejam iguais. Então se pegarmos um corpo que é liberado a partir do repouso de uma altura (h), o tempo para que atinja o solo (tq) se relaciona com a altura. Portanto, de acordo com isso, o movimento de queda livre, permite-nos considera-lo como uniformemente variado.
Por conseguinte, a partir dessa teoria, foi feito um experimento de queda livre no qual foi desprezado a presença de ar, a fim de descobrir a aceleração da gravidade local através do método gráfico, que relaciona a altura (h) com o tempo de queda ao quadrado (tq²), e compará-lo com o valor de referência da gravidade: 9,79...m/s².
Esquema Experimental
Equipamentos Utilizados e Procedimentos da Coleta de Dados
Para a efetuação do experimento utilizamos tais materiais:
1. Cronômetro eletrônico;
2. Mecanismo de soltura e acionamento do cronômetro;
3. Sensor de impacto;
4. Uma esfera de aço;
5. Trena.
De acordo com os equipamentos citados acima, fizemos alguns procedimentos para o preparo da coleta de dados do experimento. Cada experimento foi executado por grupos de três componentes. Tais foram os procedimentos:
1. O mecanismo de