Estudo de Caso
1- A empresa de mineração utiliza processo de extração, transporte e transformação de matéria prima, minério bruto.
O minério de ouro é extraído das minas, transportado até a planta de beneficiamento, onde passa por processos de redução granulométrica (britagem e moagem) e por processos químicos e físicos (lixiviação, flotação, etc.) para extração do ouro contido no minério.
2- O ouro apresenta tangibilidade, sua unidade de medida no mercado internacional é a onça troy, que equivale a 31,1 gramas. Ele também é medido segundo sua pureza, que é dada em quilates. As mais conhecidas são 24 quilates, com grau de pureza de 99,9% e o de 18 quilates com pureza de 75%.
Ouro é um produto estocável, serve como reserva monetária. Nações, estados e investidores procuram no ouro a segurança de um investimento sólido, principalmente em épocas de crise.
O contato com o consumidor final é quase nulo, uma vez que tanto na produção, comercialização e transporte do ouro é cercado de muita segurança, dada ao seu alto valor econômico e ao risco de assalto. Na maioria das vezes quem compra ouro como investimento não chega a ver suas barras, muito menos tocá-las. O que ele adquire na verdade, são certificados de propriedade de determinada quantia em ouro.
No mercado de mineração principalmente de ouro, a visibilidade é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje, com a “onda verde”, o desenvolvimento sustentável. As empresas de mineração têm que se preocupar com sua imagem diante do consumidor, se não elas não se sustentam no mercado.
Mas a maior ênfase das empresas mineradoras de ouro está no volume, por ser uma comodite que serve como reserva monetária, quanto mais volume extraído, melhor para os investidores e para a empresa, pois volumes baixos significam altos custos, principalmente em lavra subterrânea. E quando se fala em volume de ouro, não se pode pensar somente no volume do produto em si, mas no volume financeiro.
Desafio: O grupo representa