ESTUDO DE CASO
– Gênesis
Este é o 1º livro que fala sobre criação, população crescente e do dilúvio. Por tratar-se de um livro que fala de origem,outras informações sobre conceitos mesopotâmicos da criação foram achados em diversos mitos antigos.Como a literatura babilônica é mais antiga do que as datas geralmente aceitas do livro de Gênesis,presume-se que a semelhança provam a dependência bíblica do material babilônico,o grande obstáculo dessa teoria é que a historia acaba tornando-se apenas mitologia.
O propósito do livro de Gênesis é contar a aliança de Deus com a família de Abraão e sua importância. A mensagem do livro apresenta Deus como criador soberano do mundo e feito especialmente para habitação humana.No pensamento mesopotâmico houve uma criação de forças e elementos cósmicos,alem do nascimento de uma divindade que tinha jurisdição sobre cada área.
Ao contrário do pensamento mesopotâmico, Gênesis insiste que Deus é criador e também organizador, e a criação procede da boca de Deus. Outra questão é sobre a criação do homem e suas responsabilidades,os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus,e o mundo foi criado para os seres humanos,por isso o 1ºcasal recebeu dignidade e responsabilidades.A mitologia mesopotâmica acredita que as pessoas foram criadas para assumir o trabalho que os deuses estavam cansados de fazer.
O objetivo da narrativa é explicar que o homem foi criado com todas as vantagens,e colocado por Deus de forma cuidadosa em uma situação ideal, portanto homem e mulher abalaram o equilíbrio causando a triste condição da nossa existência.
O processo continuo da humanidade levou Deus a enviar o dilúvio,e agir por meio de Abraão e sua família como um líder,este escolhido por obedecer e confiar nas promessas do Senhor.
O foco da composição do livro é que todas as coisas foram preenchidas para se adequar perfeitamente ao