estudo de caso
CAMPUS JOINVILLE
COORDENAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE E SERVIÇOS
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Kelly Leal Hahn
RógerMichell da Silva Borges
F 20 ESQUIZOFRENIA
Orientador: Prof.Marcia BetKols
Joinville
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1 ANAMNESE 3
2 DIAGNOSTICO 4
3 EXAME FÍSICO 5
4 SINAIS E SINTOMAS 5
5 TRATAMENTO 5
5.1 Tratamento clínico 5
5.2 Tratamento medicamentoso 6
6 CUIDADOS DE ENFERMAGEM 7
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O paciente proposto para este estudo de caso foi diagnóstico como esquizofrênico, e vem sendo tratado com terapias clínicas e medicamentosas desde então. Apresenta também um importante déficit intelectual, de aprendizagem, possuindo assim um grau significativo de dependência, tendo também vários familiares portadores de doenças mentais.
A esquizofrenia é caracterizada por distorções fundamentais do pensamento, e da percepção. Normalmente as perturbações envolvem as funções mais básicas, levando a um isolamento social. Em geral é caracterizado pela presença de ambivalência emocional, alucinações, principalmente visão e audição (sobretudo delírios).Alterações do contato com a realidade, as esquizofrenias compõem o grupo das enfermidades mentais comumente chamadas psicoses.
Esta é uma doença incurável, onde a personalidade do paciente fica alterada após cada surto da doençae em geral, e esses pacientes não possuem condições de manter um estudo, uma família ou um emprego, mesmo que os fármacosproporcionem aos pacientes um controle bastante efetivo da doença.
A partir da compreensão diagnóstica até o planejamento terapêutico, a visão do quadro precisa ser abrangente e dinâmica exigindo uma equipe multiprofissional que trabalhe em conjunto para a melhora do usuário.
1 ANAMNESE
Nome: