Estudo de Caso
Introdução a Administração
ESTUDO DE CASO – PETROBRÁS
1) De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?
Resposta: Os Stakeholders internos são: O Governo Brasileiro, o ministro das Minas e Energia é membro da diretoria da empresa e os conselheiros, BNDES, empregados,.
E os Os Stakeholders externos são: Bolsas de valores, consumidores, concorrentes, Sindipetro, a industria, e fornecedores de matéria.
2) O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta a sua posição de stakeholder? Justifique.
Resposta: Não, pois um Stakeholders é : Uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. (http://www.significados.com.br/stakeholder/) ou seja, ele é sim um Stakeholders pois ele participa das decisões da empresa como um papel de um Stakeholders como diz o seguinte trecho: ‘’ O uso politico dos cargos administrativos da empresa. Com isso de quatro em quatro anos, são comuns completas reestruturações do topo da compainha’’ ou seja pode ser que de quatro em quantro anos os principais Administradores da empresa pode mudar dependendo do Partido que está apoiando o presidente.
3) Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram stakeholders da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Justifique.
Resposta: Até o ano 1995 somente a Petrobras deteve o monopólio da exploração do petróleo encontrado aqui no Brasil. A ausência de concorrentes permitiu que a empresa crescesse continuamente todo ano com um grande índice de desenvolvimento. Nesta mesma época as únicas concorrentes da empresa eram as