estudo de caso
O trabalho com Identidade nas escolas talvez ainda não se faca presente como seria desejar em todas as salas de aula.Sua importância talvez não tenha sido de todo reconhecidas pelos profissionais da educação bem como pelas comunidades escolares.Todavia a menção a questão de identidades em politicas curriculares oficiais como na Multieducacao do município do rio de janeiro mostra-se bastante promissora.no documento a identidade e vista como um jogo de amar.Na modernidade com a complexidade crescente das sociedades a identidades tornou-se móvel,múltipla pessoal auto- reflexiva e sujeito as mudanças.
Em (2000).Acritica da razão indolente:contra o desperdício da experiência.Sao Paulo:cortez.
(1997).Toward a multicultural conception of human rights.zeitschurift fur Rechtssziologie.
A questao racial:desafios colocados pela implementacao da lei 10.639/03
Em 9 de janeiro de 2003,o presidente Luiz Inacio Lula da Silva sancionou a lei 10.639, uma medida de ação afirmada que torna obrigatória a inclusão de ensino da historia da Afrca e da cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimento s de ensino públicos e particulares da educação básica. Trata se de uma alteração da lei 9.394/96, lei diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN).Mais do que uma iniciativa do estado, essa lei deve ser compreendida como uma vitória das lutas históricas.
Como já era de se espera muitos nem procuram compreender o contexto do surgimento dessa nova lei e já a criticam. Há ate mesmo aqueles que a chamam de autoritarismo do estado, e outros de racismo avessas. Mas para além de opiniões precipitadas e preconceituosas sobretudo no contexto das relações raciais no Brasil e sobretudo no momento em que as ações afirmativas começam a fazer parte do cenário nacional,extrapolando os fóruns da militância negra.
O primeiro artigo da lDBEN afirma que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida