estudo de caso
A Identidade Profissional
Aula 1 - Imagem pessoal e profissional
Olá!
Para começar vamos responder a essa pergunta:
Como você é visto pelos que lhe cercam?
A Janela de Johari é uma ferramenta, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.
Este conceito pode aplicar-se ao estudo da interação e das relações interpessoais em várias situações, entre indivíduos, grupos ou organizações.
Observe abaixo a
Janela de Johari e seus quadrantes:
Vamos explicar cada um desses quadrantes e seus significados.
Preste atenção!!!!
O quadrante 1, está relacionado com o “eu” aberto, que representa as facetas da personalidade conhecidas pela própria pessoa que está disposta a participá-las aos outros.
É a área aberta da personalidade, ou seja, os outros a veem exatamente como ela se vê.
Já o quadrante 2, está relacionado ao “eu” cego, que representa a área cega da personalidade da pessoa, que inconscientemente esconde de si mesma, mas que faz parte do comportamento que comunica aos outros. São os aspectos que a pessoa não consegue perceber em si mesma, embora sejam percebidos pelos outros.
Apesar de a pessoa não admitir o fato, os outros a veem como ansiosa e notam que este aspecto reduz sua eficiência.
Quadrante 3 é o “eu” oculto, que representa os aspectos da personalidade que a pessoa conhece, mas que está consciente e deliberadamente tentando esconder dos outros.
É a área secreta que a pessoa tenta ocultar para proteger-se. A pessoa sente-se insegura, mas tenta mostrar uma aparência de muita segurança pessoal.
O quadrante 4 está associado ao “eu” desconhecido, que representa as facetas da personalidade da pessoa, que nem ela nem os outros conhecem ou percebem.
Certos sentimentos ou impulsos reprimidos e inconscientes, talentos ou habilidades inexplorados, potencialidades