Estudo de caso
ESTÁGIO DE CLÍNICA GERAL E CIRÚRGICA BÁSICA EM ENFERMAGEM
DOCENTE: LILIAN GOMES
DISCENTES: LEILIANE SUMAIA ÁVILA DA SILVA MELLO
NATANIELLE SOUZA MENDES
5º SEMESTRE – MANHÃ
FORTALEZA-CE
2012
INTRODUÇÃO
* SAE A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, que permite a este aplicar seus conhecimentos técnicos-cientifícos e humanos na assistência aos pacientes, assim, podendo oferecer mais segurança, maior credibilidade, competência e maior autonomia profissional. LEI 7.498 de 25 de junho de 1986 Artigo 11 - Dispõe como atividades exclusivas do enfermeiro a consulta de enfermagem, prescrição da assistência de enfermagem, cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, cuidados de enfermagem de maior complexidade e que requerem conhecimentos de base cientifica e capacidade de tomar decisões imediatas.
OBJETIVO
Implementar a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), por meio da taxonomia da NANDA, no cuidado a um paciente portador de hipertireoidismo durante o estágio da disciplina de Clínica Geral e Cirúrgica Básica de Enfermagem no hospital Santa Casa da Misericórdia, Fortaleza-CE.
REVISÃO DE LITERATURA
* TIREÓIDE A glândula tireóide produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), que ajudam na regulação do metabolismo e atuam no organismo, controlando o funcionamento de diversos órgãos, como coração, cérebro, fígado e rins. Por isso, interferem em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura corpórea, batimentos cardíacos, eliminação de líquido, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal. O funcionamento da tireóide também depende do hormônio TSH, produzido pela hipófise. O TSH é um hormônio que regula a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4). Quando a produção desses hormônios está alta, o nível de