Estudo de Caso
CAMPUS XXI – IPIAÚ / UBATÃ
PEDAGOGIA / PLATAFORMA FREIRE
ESCOLA E IDENTIDADE: UM ESTUDO DE CASO
UBATÃ-BA
2010
SINILDES COSTA FERNANDES
ESCOLA E IDENTIDADE: UM ESTUDO DE CASO
UBATÃ-BA
2010
APRESENTAÇÃO
O perfil da instituição está em construção constante e em articulação com toda a sociedade. Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática, ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco.
Neste sentido, a identidade escolar é elaborada no contexto em que está inserida, com todos os seguimentos que o compõe, tendo em vista as suas necessidades, crenças e valores. Portanto é uma identidade que se sustenta na articulação com as outras instituições sociais: a família, a comunidade, a igreja, as associações, as empresas, e que se caracteriza pelo cumprimento da tarefa de socializar de modo sistemático a cultura e de colaborar na construção da cidadania democrática.
Portanto, faz-se importante entender como funciona na prática a articulação entre escola e identidade, para que a teoria não se restrinja a abstrações, e desse modo, contribua tanto para uma discussão científica e acadêmica mais contundente, quanto para reflexões e possíveis sugestões em relação à prática observada, enfim, para que o trabalho científico se alie ao enfrentamento dos desafios cotidianos, participando inclusive, da construção da identidade escolar.
Considerando o exposto, realizamos esse estudo com o intuito de conhecer o perfil desta instituição, sob a perspectiva da gestão atual, formando assim uma ideia panorâmica sobre a relação entre identidade e escola, tendo como objeto a Unidade Escolar Deraldo Passos.