Estudo de caso
CASO DE ENSINO 2
" ... COISA DE DESOCUPADO" ...
Resumo O caso apresenta uma discussão interna de uma empresa de serviços sobre o seu plano estratégico, refletindo as diferenças em termos de percepções e interesses entre os vários executivos da empresa. O dilema consiste em despender o tempo necessário no planejamento de longo prazo ou dedicar menor atenção a ele e, em compensação, oferecer maior atenção ao plano anual e às ações mais voltadas para o longo prazo propriamente ditas. CASO "Planejamento estratégico é coisa de desocupado! O que realmente conta é ação. Gastar tempo discutindo o que vamos fazer daqui cinco anos é perda de tempo. Afinal de contas, temos tantas coisas para fazer hoje." Enquanto pensava, Paulo rabiscava o material enviado referente a missão, objetivos e principais estratégias da empresa. Por sua vez, o economista chefe preparava o canhão de multimídia para apresentar um dos cenários possíveis para o horizonte de longo prazo da entidade. A organização em questão, a SA, é uma empresa que desenvolve e comercializa soluções na área de tecnologia da informação, softwares para pequenas e médias empresas. Tendo sensibilidade para as oportunidades, foi expandindo as suas atividades no mercado nacional de maneira consistente e qualitativamente adequada. A concorrência existente no mercado nacional, na sua área, apresenta a seguinte distribuição:
% de participação no mercado nacional de soluções para empresas pequenas e médias Softwarenada Resolvotudo Ligapramimbem SouomelhorMEESMO SA Outros (*) Estimativa.
Anos
(*)
-5 -4 -3 -2 -1
Ano base
40 30 3 10 3 14
30 38 5 12 10 5
25 35 8 14 15 3
12 38 12 13 17 8
15 35 13 12 10 15
15 28 14 14 15 15
A reunião estava começando e o diálogo abaixo descreve o que ocorreu: Ricardo, o presidente da empresa: "Bem, estamos aqui para discutir algumas diretrizes da nossa revisão estratégica. Vocês receberam os Anexos 1, 2 e 3 que contêm o material básico para a