estudo de caso
O ambiente de negócios atual apresenta vários desafios às empresas. Alem da busca por níveis maiores de competitividade e produtividade a uma crescente preocupação com a parte social a ambiental levando as empresas brasileiras a buscarem outros atributos alem do preço, suporte pós-venda. O consumidor quer saber também se a empresa respeita o meio ambiente e a sociedade.
O Marketing Societal surgiu da grande necessidade de mudança vinda dos novos recursos tecnológicos que hoje se encontram a disposição das grandes empresas, fazendo-as rever seus valores, suas atitudes e condutas diante de clientes e mercados o que as levou a praticarem cada vez mais o Marketing aplicado à sociedade através de projetos sociais.
Através desta pesquisa será possível definir o marketing societal como um processo de implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das empresas e seus produtos no mercado, envolvendo planejamento do produto, apreçamento, comunicação, distribuição, projetos sociais e ambientais e pesquisa de Marketing. No desenvolvimento do trabalho a compreensão deste conceito ficará mais clara e objetiva.
Será definido o conceito de marketing societal e por fim, exemplos de empresas que utilizam este Marketing Societal serão citados neste trabalho apresentando missão, visão e valores dessas empresas e que tipo elas trabalham esse tipo de marketing, isto de forma mais ampla com empresas nacionais, como o Banco Itaú e empresas locais, exemplo a CSN.
CONCEITO DE MARKETING SOCIETAL
O Marketing visa atender às necessidades dos consumidores para satisfazê-los e fidelizá-los. Segundo Schewe e Smith (1982), o Marketing melhora a qualidade de vida do consumidor e as vendas são consequências do sucesso por suprir as necessidades e desejos dos consumidores.
Há alguns anos, o Marketing vem sendo censurado por promover produtos que satisfaçam o