Estudo de caso
Estudo de Caso: Meu chefe é insuportável!
2) Responda às seguintes perguntas:
a. Com base em tudo que discutimos nas aulas, você diria que o Comodoro consegue obter de sua equipe o melhor desempenho que ela pode oferecer?
R: Não.
b. Por quê?
R: Conforme foi visto em aula, uma das atribuições do gestor é obter resultados por meio das pessoas, Comodoro talvez não tenha dado tanto importância nisso, tampouco com os sentimentos delas. Ele não consegue obter uma visão otimista sobre seus colaboradores, pois tende a ter a sua volta pessoas mais reativas, como por exemplo o Steve, que faz o seu trabalho, mas sempre impondo a vontade do Comodoro "como você aprovou" e "como você pediu que eu fizesse", como Comodoro não tem um acompanhamento eficaz do seu plano de trabalho, aceita como verdade. Temos também como exemplo a Marisa, que para lidar com o chefe usa de estratégia o seu mau humor para que ele não peça mais trabalho, sem falar do David que faz um bom "dashboard", que todos utilizam sem o menor constrangimento e nem ao menos reconhecem o seu trabalho, pelo contrário quando foi chamado pelo Comodoro para discutir sobre o relatório só foi apontado questões de estética, enquanto deveria também dizer sobre a qualidade do trabalho, das informações mensuradas.
Comodoro desmotivou sua a equipe quando convocou para uma reunião, denominada como urgente, com intuito apenas de elogiar uma estagiária diante de um grupo de gestores e ainda entregando uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho. A secretária que praticamente fez o trabalho todo da estagiária, sequer recebeu algum agradecimento. David sequer teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho. Além disso, Comodoro deixou de motivar David quando perguntou a ele sobre onde gostaria de estar daqui cinco anos e simplesmente não se importou com a resposta dele, sequer a ouviu. Ainda com David, o Comodoro o chamou para conversar e simplesmente foi embora, deixando o esperando,