Estudo de caso
Esta elevação anormal da pressão é muitas vezes permanente. A hipertensão é uma doença grave e freqüente que pode levar a sérios problemas (crise cardíaca, AVC, problemas renais...) quando não é corretamente tratada.
Existe a hipertensão sistólica, que é a pressão máxima nas artérias, quando o coração (ventrículo esquerdo) expulsa o sangue na aorta, e existe a hipertensão diastólica, que é a pressão arterial mínima, quando o sangue é evacuado da aorta.
A hipertensão pode ser medida graças a aparelhos que auxiliam a medir a pressão sangüínea, como o tensiômetro automático (pode auto-medição), ou o esfigmomanômetro ligado a um estetoscópio.
1. Histórico de Enfermagem
Paciente M.L.G., 68 anos, sexo feminino, nascida em 06 de abril de 1939,
ESTUDO DE CASO – HIPERTENÃO ARTERIAL
Este estudo de caso vem relatar a história clínica de uma paciente hipertensaque não mantém hábitos alimentares corretos, não pratica nenhuma atividadefísica e não consegue manter controle da pressão.
1 IDENTIFICAÇÃO
M.M.S tem 74 anos, é do sexo feminino, de cor branca
2 QUEIXA PRINCIPAL
Dores de cabeça constante e intensa, tontura, vontade de vomitar e fraquezamuscular.
3 HISTÓRIA DADOENÇA ATUAL
Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardiacongestiva e diabetes.
4 HISTÓRIA PATOLÓGICA PREGRESSA
Na infância refere ter tido sarampo e caxumba, não sabe dizer se estáimunizada, tomou a vacina influenza na campanha; foi hospitalizada à 4 meses com crise hipertensiva, está fazendo uso de captopril de 25mg de 12/12 horas,hidroclorotiazida de 25mg 1 vez ao dia.
5 HISTÓRIA FAMILIAR
Mãe(falecida) hipertensa e diabética, pai faleceu de câncer próstata, filhamais nova hipertensa, avó paterno faleceu de infarto.
6 HISTÓRIA PESSOAL E SOCIAL
.Fumou durante 15 anos de sua vida, ingeria bebida alcoólica
7 EXAME FÍSICO
Paciente consciente orientada no espaço, encontra-se