ESTUDO DE CASO
Estudo de caso
1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?
O Grupo Globo tem sua estrutura organizacional bastante descentralizada. Isso ocorre pelos seguintes motivos:
I. Pela abrangência do grupo que influencia milhões de brasileiros pertencentes a classes sociais distintas. Lidar com diferentes públicos exige grande flexibilidade na gestão de negócios, bem como diferentes tipos de perfis administrativos.
II. Pela diversificação dos veículos de comunicação utilizados. Como o Grupo Globo abrange veículos que vão do rádio à TV, revistas à internet, ele deve saber lidar com as mais diferentes formas da informação e valorizar todo o potencial escondido em cada uma delas. Isso é muito difícil de ser feito em uma estrutura centralizada onde, geralmente, alguns setores são supervalorizados e outros subestimadas.
Além disso a elevada necessidade da agilidade no processo de atualização das informações é também responsável pela forma da estrutura como ela é; já que estruturas centralizadas tendem a ser mais burocráticas e lentas do que estruturas descentralizadas.
2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
O critétio de partamentalização por produto, ou sega os serviços distintos oferecidos pelo Grupo Globo nas diversas áreas de telecomunicações e imprensa. Podemos pensar como público alvo em departamentalização por cliente,mas ,pesar de muitas vezes o público alvo ser distinto, a divisão de departamentos em âmbito geral não é feita seguindo esse critério. O organograma a seguir dá um panorama geral da dimensão da Globo, suas principais empresas e a funcionalidade de cada uma delas.
Falta o Organograma do Grupo Globo
3. Quais são as principais variáveis contingências descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo