ESTUDO DE CASO
FORTALEZA
2013
INTRODUÇÃO
Segundo GIL (2002), o estudo de caso é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos já considerados.
O referido Estudo de Caso foi desenvolvido durante estágio curricular do 8º semestre em uma unidade hospitalar da cidade de Fortaleza, onde estivemos sob a supervisão e orientação da professora doutoranda Helane.
O histórico de enfermagem foi obtido a partir do acompanhamento de um caso clínico na UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO do IJF onde aplicamos o processo de enfermagem.
OBJETIVO
Proporcionar um adequado tratamento ao paciente vítima de Politraumatismo por choque elétrico, seguido de procedimento cirúrgico proveniente do trauma. Aplicando os devidos diagnósticos de enfermagem.
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
Em 13/09/2013
Paciente J.G.B , 69 anos, sexo masculino, 14º dia de internação hospitalar, por Politraumatismo por choque elétrico seguido de amputação de MMSS e MIE. Evolui traqueostomizado, em sedoanalgesia, glasgow 5, em ventilação mecânica. Afebril, normotenso, bradicárdio, hipocorado. Dieta por SNG. Acesso venoso central em femural direita, funcionante.Diurese em SVD. Curativos íntegros e secos. SSVV PA: 115x 67 mmhg, T: 37,5º, FC: 46bpm, FR: 12 mrpm. Segue sob os cuidados intensivos de enfermagem.
FISIOPATOLOGIA
Choque elétrico
Politraumatismo
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
1. RISCO PARA INFECÇÃO fator de risco por: procedimento invasivo (dreno de toráx), além da destruição de tecidos e das defesas primárias inadequado (pele rompida) devido à cirurgia torácica.
2. INTEGRIDADE DA PELE PREJUDICADA caracterizada por: alteração da derme e/ou epiderme. Tecido