estudo de caso
Disciplina: Fundamentos de Gestão
Estudo de caso - Quatro casos de pessoas e organizações diferentes
Caso 1
Uma profissional da área de compras mostrou-se cética quando sua empresa promoveu um colega dela ao cargo de gerente da área, com a missão de implantar uma nova política de compras. Quando esse novo gerente (seu ex-colega) perguntou-lhe por ela se mostrava tão reticente, ela respondeu: Para mim, é difícil o que você está pretendendo com essa nova política. Mas, acontece que eu esperava ocupar esse cargo que deram a você e ainda não me recuperei da decepção. Por favor, espere mais um pouco e tinha paciência comigo, enquanto eu supero esta situação.
Ele concordou com isso e, uma semana depois, ela estava apoiando totalmente o projeto.
Caso 2
Os gerentes da fábrica usavam, havia cinco anos, determinado software para processar os dados coligidos sobre a produção e produzir análises sobre o processo produtivo. Mas a alta administração anunciou a implantação de um novo programa, que mudaria radicalmente o sistema de coleta e avaliação das informações.
Vários gerentes reclamaram dos transtornos que teriam a mudança. Uma gerente, porém, analisou com calma as razões alegadas pela direção da empresa e concluiu que faziam sentido. Convencida também do potencial do novo programa para melhorar o desempenho da fábrica, ela frequentou com dedicação as sessões de treinamento sobre o novo programa, enquanto vários de seus colegas mantinham-se inflexíveis e se recusavam a fazê-lo.
Mais tarde, ela foi promovida, em boa medida, porque sabia usar bem aquela nova tecnologia.
Caso 3
Duas empresas corretoras de valores fundiram-se, gerando um excedente de funcionários em diversas divisões.
O gerente de uma divisão reuniu seus colaboradores e fez um discurso amargo, dando conta do número de pessoas que seriam dispensadas. O gerente de outra divisão fez diferente: foi sincero sobre suas preocupações e prometeu