Ambiental
Indianópolis/PR
2012
Laticínios: Falta muito para ficar bom
1 - Introdução
As indústrias de laticínios englobam um grande número de operações e atividades que variam em função dos produtos a serem obtidos. O funcionamento básico de um laticínio é: 1) Recepção do leite; 2) Filtração, clarificação, padronização e pasteurização/esterilização; 3) Tratamento térmico; 4) Elaboração dos produtos; 5) Envase e embalagem; 6) Armazenamento; e 7) Expedição. Os principais impactos ambientais associados aos laticínios estão relacionados com o lançamento dos efluentes líquidos, à geração de resíduos sólidos e a emissão atmosférica. Os efluentes líquidos abrangem os efluentes industriais, os esgotos sanitários gerados e as águas pluviais captados na indústria. Podemos também enquadrar o soro, que é um problema gravíssimo. Os efluentes podem causar contaminação da água e do solo. Os resíduos sólidos podem causar a contaminação do solo e da água e também a poluição atmosférica. E as emissões atmosféricas causam a poluição atmosférica.
2 - O desenvolvimento que preocupa
2.1a – Planilha de atividade, aspecto e impacto
Atividade
Aspectos
Impactos
Descarte de Efluentes Líquidos
• Lavagens e limpeza de produtos remanescentes em caminhões, latões, tanques, linhas e máquinas e equipamentos envolvidos na produção.
• Derramamento, vazamento, operações deficientes de equipamentos e transbordamento de tanques.
• Descarga de produtos como o soro e/ou leite ácido.
• Contaminação do Solo.
•Contaminação da Água.
• Poluição Atmosférica.
2.1b – Política Ambiental A política ambiental da empresa deve ser a seguinte: 1 – Redução do consumo de água. 2 – Redução no consumo de energia.
3 – Aproveitar melhor o soro do leite.
4 – Redução do uso e consumo de recursos naturais.
5 – Obedecer e respeitar a legislação e acordos referentes ao meio