Estudo de caso
1.1 GERAL
• Identificar as implicações decorrentes da hipertensão arterial crônica e diabetes mellitos na gestação.
1.2 ESPECÍFICO
• Correlacionar a fundamentação científica do estudo de caso em questão;
• Elaborar a sistematização da assistência de enfermagem.
2 METODOLOGIA
O estudo de caso descritivo e exploratório foi realizado no Hospital da Mulher Mãe Luzia – HMML, no setor de clínica especializada que atende gestante de alto risco, durante o estágio supervisionado II na área obstétrica. Foi realizado através da coleta de dados dos registros dos profissionais da equipe multidisciplinar no prontuário da paciente, resultados de exames laboratoriais, entrevista por meio da anamnese e exame físico.
3 HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS
• Hipertensão arterial
• Diabetes melittus
4 HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
4.1 IDENTIFICAÇÃO
A. P.S, 28 anos de idade, nasceu no dia 26 de agosto de 1982, sexo feminino, cor branca, católico praticante, ensino médio completo, amigada mais de 5 anos, atualmente trabalha de servente, exerce suas atividades profissionais em empresa terceirizada , brasileiro, natural de Santana-Ap, reside na avenida Vale do Itajaí, bairro Vale Verde.
4.2 ANTECEDENTES FAMILIARES E PESSOAIS
Segundo informações contidas a mãe e o pai não apresentam diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Nega cardiopatias, gemelaridade, mal formação, câncer, tuberculose e hanseníase.
Segundo a mesma apresenta hipertensão e diabetes desde sua primeira gravidez aos 19 anos, não faz tratamento. Nega gemelaridade, Rh negativo, cardiopatias, mal formação, câncer, tuberculose, hanseníase, anemias, viroses, rubéola, caxumba. Teve sarampo e varicela na infância e malária e dengue na fase adulta, não faz uso de nenhum medicamento, nega alergia medicamentosa e alimentar e faz ingesta de álcool mesmo durante a gravidez.
4.3 HISTÓRIA GINECOLÓGICA
Menarca aos 13 anos, não faz uso de métodos contraceptivos, sexarca aos 14