Estudo de caso
ESTUDO DE CASO:
ASCITE, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA (ICC), HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
Formosa - GO
Novembro/2011
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS
SINDY DAIELE ROSSI
ESTUDO DE CASO:
ASCITE, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA (ICC), HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
Trabalho referente à disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO do 4° período do Curso de ENFERMAGEM da FACULDADES IESGO Orientada pela professora FERNANDA ALMEIDA.
Formosa-GO
Novembro/2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi realizado no âmbito do ESTÁGIO SUPERVISIONADO, na disciplina de FUNDAMENTOS II, na Área de ENFERMAGEM, do INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS (IESGO). Visando o estudo de um caso clinico de Ascite, Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC), Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
Mais do que conhecer mais sobre o assunto, pretendi enriquecer-me, pessoal e profissionalmente e ainda promover junto da professora Fernanda Almeida atitudes conducentes ao sucesso educativo, independentemente da condição específica de cada paciente.
Ao longo do trabalho, para além da definição de alguns conceitos, apresentarei informações relevantes sobre as doenças Ascite, Insuficiência Cardíaca Crônica, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
HISTÓRICO DO PACIENTE
Paciente R. P. S. 69 anos, solteiro, foi admitido na unidade hospitalar do Hospital Municipal de Formosa, no Estado de Goiás, com quadro clínico de ascite, insuficiência cardíaca crônica (ICC), hipertensão arterial e diabetes.
Ao Exame Físico Geral
Paciente consciente, orientado, verbalizando, deambulando. Crânio: sem anormalidades e sem sujidades. Pavilhões auriculares: limpos, com acuidade auditiva diminuída. Nariz: sem anormalidades e com presença de secreção. Boca: sem anormalidades, paciente com uso de prótese dentária. Pescoço: sem anormalidades, sem presença de linfonodos e pulso carotídeo presente. Tórax: sem alterações anatômicas e mamas