Sustentabilidade
Segundo dados da prefeitura de São Bernardo do Campo, a coleta seletiva de lixo na cidade este ano (2012) teve um aumento de 40%,sendo assim insuficiente apenas 2 CECs.
A proposta é implantar ao menos mais uma unidade no bairro Jd.Marcopolo (Batistini), que receberá a coleta dos bairros próximos como Demarch, Jd.Represa, Jd.Pinheiro.
O objetivo principal visa ampliar o processo de reciclagem na cidade melhorando a qualidade de vida da população local, diminuindo os impactos ambientais e trazendo trabalho para os moradores de rua e catadores de lixo ,pois nestas Casas de Ecologia e Cidadania existe um projeto de capacitação dos mesmo,trazendo também o benefício da inclusão social.É importante ressaltar que no bairro á ser implantado o projeto existem terrenos vagos que podem perfeitamente atender a demanda do projeto.
O projeto é financiado entre a Prefeitura, a Politécnica da USP, o Sebrae e voluntários da sociedade civil.
O tempo estimado para a implantação da uma nova CECs é 01 mês,utilizando o modelo de galpão com estrutura metálica.
A vantagem de construir com estrutura metálica, além da rapidez: a economia ao fim da obra. Isso é possível porque o desperdício de material é zero, já que as peças são projetadas de acordo com a necessidade do projeto. Além disso, contrata-se 10% menos