Estudo de caso
1. Qual é o negócio na GM? Qual o aspecto técnico mais importante?
Fabricação e comercialização de veículos. Passou a desenhar seus carros de maneira que parecessem semelhantes, a fim de manter a identidade da marca.
2. Qual deveria ser o objetivo mais importante para a restruturação imediata da companhia?
Avançar e crescer, tornando-se uma empresa competitiva, atendendo as necessidades do publico e até mesmo superar as expectativas do mercado, mas para isso é necessário tornar a organização mais eficiente, desenvolvendo mudanças para melhorar suas marcas, alinhar recursos para melhorar a experiência do consumidor a fim de conseguir canais rentáveis no nível de vendas.
3. Qual deveria ser a estratégia da GM?
Reduzir na produção no intuído de diminuir os custos da organização, melhorar na qualidade dos produtos, alavancar na imagem da marca, expandindo sua participação no mercado.
4. Como deveria ser a estrutura organizacional para atender esta estratégia?
A Gm deveria adotar uma unidade de comando por estrutura hierárquica onde cada um deve obedecer um único superior a fim de manter a ordem da empresa.
A estrutura hierárquica permite a coordenação e comunicação eficazes diferentes níveis da organização e transmitem o comando, as ordens, as instruções aos níveis mais baixos da estrutura organizacional. Através da hierarquia esses níveis organizacionais consolidam as informações e reportam o andamento e os resultados dos níveis operacionais.
A estrutura organizacional é a ferramenta básica para alcançar as situações almejadas.
5. Quais os fatores a serem considerados na avaliação do mercado automotivo atual?
Mudanças: As pessoas estão redefinindo suas necessidades, o estilo