Design
O SAM’S CLUB, clube de compras do Walmart, está mudando de visual no Brasil. Muito mais do que seguir um alinhamento global, a nova cara dos clubes acompanha uma constante tendência do consumidor brasileiro, que é a necessidade de modernização. “Realizamos testes com grupos de sócios, para verificar se esta mudança criaria algum impacto para nossos públicos. O resultado foi muito positivo, eles gostaram da nova marca e das características que ela transmitiu a eles, como sofisticação e modernidade. Uma prova de que o nosso cliente se identifica com o que é exclusivo e diferente do que está no mercado”, explica Cristiane Ramos, diretora de Marketing do SAM’S CLUB e do Maxxi Atacado.
A nova marca foi lançada em 2009 nos SAM’S CLUB norte-americanos e, desde então, os clubes de todo o mundo têm feito suas adaptações gradativamente. A primeira unidade no Brasil a ganhar a nova identidade foi o SAM’S CLUB de Ribeirão Preto (foto em anexo), inaugurado em março deste ano. Esta semana, o segundo clube a receber a nova comunicação visual - que inclui fachada, sinalização interna, tablóides etc - , foi o de Tamboré (Alphaville – SP). Até o final deste semestre, a nova logo será introduzida em todos os SAM’S CLUB do Brasil.
RETORNO ÀS CORES CLÁSSICAS - O layout da nova marca reforça ainda mais a importância dos dois públicos do SAM’S CLUB, representados pelos losangos azul e verde, que significam, respectivamente, o sócio pessoa física e o sócio pessoa jurídica. A diferença é que, agora, ao invés de conter apenas os dois losangos sobrepostos, a nova marca mostra a união desses dois elementos geométricos, que representa o sócio jurídico comprando como pessoa física. Além disso, a logo perde a flecha alaranjada e intensifica o clássico azul marinho, que sempre esteve presente na imagem desde a criação do formato da loja. A fonte também está mais estilizada, com serifas, mais fina e sofisticada.
“Além acompanhar a mudança