Estudo de caso: o valor do dinheiro no tempo
Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida
Estudo de Caso: O valor do dinheiro no tempo
A especulação financeira não promove desenvolvimento é uma mera troca de recursos entre proprietários. Nós vivemos décadas com a economia baseada na especulação financeira na doce ilusão de ganhos. Hoje a casa caiu. A China, atual maior mercado mundial, sofre problemas de reposição, obtenção de alimentos e colocação do excedente de mão de obra especializada, que esta abandonando o pais para sobreviver. Os países do G8 encaram uma tremenda recessão os países do BRIC ( Brasil, Rússia, China e Índia) estão em melhores condições que os do G8, no entanto, dependem daquelas economias para melhorar seus índices. Os países do 3º mundo , que pouco tem a perder, pois estão a reboque dos países mais desenvolvidos e dos em desenvolvimento, em tese, pouco irão sofrer além das naturais condições em que já se encontram.
A tendência parece ser a volta ao mercado interno , buscando dinamizar o consumo afim de incentivar novos investimentos. É bem provável que tenhamos um surto de investimentos em infra estrutura. O pacote de estímulos do governo Obama, que ultrapassou 1 trilhão de dólares, ajudou no relaxamento das linhas de crédito dos bancos, porém o emprego e a tomada de empréstimos ainda não retomaram com a força esperada.
Não podemos deixar de analisar que a economia dos países desenvolvidos, principalmente os da Europa, já estava em recessão em 2011, e como as medidas que vem sendo tomadas são pequenas com relação ao tamanho do problema, a situação em 2012 se não for pior será pelo menos semelhante a de 2011.
O fato é que agora estão sendo notados os efeitos de algo que vem acontecendo lentamente ao longo dos anos, o Brasil apesar de alegar que a economia vem crescendo, também se encontra na mesma situação, a previsão da ONU para crescimento do Brasil em 2012 era de 5,3%. O corte na previsão para o País foi, de