Economia
Administração
1ª série
Tutor Presencial:
Tutor a Distância:
Professora Palestrante:
Unidade de Bauru - Norte
Desafio de Economia
Alunos:
Bauru 10/06/2011
Introdução
A Economia é a Ciência que estuda a atividade produtiva, produção de bens; estuda as variações dos fatores de produção (terra, capital, trabalho, tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias.
Quanto às suas origens, a palavra “economia”, na Grécia Antiga, servia para indicar a administração da casa, enquanto a administração da polis (cidade-estado) era indicada pela expressão “economia política”. A última expressão caiu e só voltou a ser empregada, com o surgimento da escola marginalista, na segunda metade do século XIX, que a expressão “economia política” foi abandonada, sendo substituída apenas por “economia”.
Quanto á divisão dos temas que se ocupa, pode-se dizer que, de acordo com os objetivos teóricos ou práticos, a economia se divide em várias áreas: economia privada, pura, social, coletiva, livre, nacional, internacional, estatal, mista, agrícola, industrial etc. Ao mesmo tempo, o estudo da economia abrange numerosas escolas que se apóiam em suposições metodológicas habitualmente conflitantes entre si.
É, fundamentalmente, uma ciência teórica, valendo-se dos dados fornecidos pela economia descritiva e pela história econômica.
Fundamentos econômicos
Conceito de Custo de Oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual a abrir mão de se produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y.O custo de oportunidade também é denominado, custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada. Presume-se que os custos de oportunidade sejam crescentes, uma vez que, á medida que aumentamos a produção de um determinado bem, os fatores de