Comportamento do consumidor
Questão 1
Na situação descrita nesta questão, a figura de consumidor, cliente, prescritor e influenciador é assumida pelos seguintes indivíduos:
1) Consumidor: Rui
2) Cliente: Margarida
3) Prescritor: Auxiliar da Farmácia
4) Influenciador: Sogra da Margarida
Explicação das atribuições definidas acima:
1) O Rui, filho da Margarida, é o consumidor, uma vez que é ele que vai utilizar o produto (creme gordo) para seu benefício, isto é, para tratar a inflamação. No entanto, o Rui não é o comprador do produto, pois não é ele que o paga, mas sim a sua mãe, Margarida.
2) A Margarida, a mãe do Rui, é o cliente pois é ela que adquire o produto na farmácia, é ela que paga o produto, apesar de não usufruir dos seus benefícios.
3) O auxiliar da farmácia é o prescritor, pois foi ele que determinou o consumo do comprador (compra de um creme) e a escolha da marca (creme gordo).
4) A sogra da Margarida, avó do Rui, assume-se como influenciadora, na medida em que define que o pó de talco é a melhor solução para tratar o rabinho inflamado do seu neto. É provida de algum autoritarismo, traço típico de um influenciador.
Questão 2
A comunicação é um processo. Como tal, é dinâmica, evolutiva.
O processo de comunicação, mostra o emissor a enviar uma mensagem a um receptor que possa não apenas percepcionar mas também adquirir a mensagem. Isto pressupõe que o receptor possua não apenas capacidades que lhe permitam percepcionar a mensagem, mas também que partilhe um código com o emissor, de forma a compreender, atribuir significado e adquirir a mensagem.
A comunicação é então a partilha de sentido. Este sentido deriva da interpretação dos consumidores, que não é mais do que a tentativa de atribuírem sentido aos estímulos com os quais são confrontados e integrá-los na sua percepção da realidade.
É neste seguimento que impera introduzir a semiótica, que é uma nova arquitectura conceptual que se constrói a partir do