Estudo de caso – o ambiente organizacional da petrobras
1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?
Os stakeholders internos da Petrobras são: Estado brasileiro e os demais acionistas. Os stakeholders externos são: consumidores de petróleo, gás, e a mídia.
2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique.
O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista afeta sua posição de stakeholder, porque o presidente e os principais diretores da empresa são nomeados pelo presidente da República, assim, afetando projetos de longo prazo, crescimento e produtividade da Petrobras, e ainda, o governo utiliza a empresa através da publicidade para suas propagandas políticas.
3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.
Até 1995, a Petrobras detinha o monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil, a empresa não possuía concorrentes permitindo um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos.
4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?
A influência governamental afeta a política de preços da empresa, por ter altos impostos no Brasil e sua presença em quase todos os setores produtivos afeta a economia brasileira.
5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?
Desde 2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito, pois as ações passaram a ser negociadas juntamente com as ações ordinárias na Bolsa de Nova York. Representando um enorme crescimento. A empresa é vista como patrimônio de todos os brasileiros, mas com este crescimento, acham que querem vender a empresa aos estrangeiros.
6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras?
A