Estudo de caso: a reinvenção do automóvel
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PALMAS
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ESTUDO DE CASO: A REINVENÇÃO DO AUTOMÓVEL
1. Quais são os principais problemas (como a falta de petróleo) enfrentados e provocados pelo automóvel, no limiar do terceiro milênio? Desses problemas, quais continuarão a existir na era do hidrogênio? Qual sua proposta para resolvê-los?
R: Além de sofrer a ameaça da falta de petróleo, os automóveis provocam sérios danos ao meio ambiente devido à emissão de gases poluentes na atmosfera. Outro problema é o grande número de congestionamentos que podemos encontrar nas grandes cidades, devido ao elevado número de automóveis que circulam atualmente. E mesmo na era do hidrogênio caso não seja encontrada uma solução para aliviar o trânsito, nossas cidades continuaram sofrendo cada vez mais com a falta de espaço para se circular livremente.
2. Se você fosse integrante de um grupo de estudos, com pessoas do governo, das empresas automobilísticas e das organizações de defesa do ambiente, quais seriam seus planos para viabilizar a era do hidrogênio?
R: Procurar uma forma econômica e prática de gerar hidrogênio suficiente para abastecer o mercado automobilístico mundial. Procurar inovar cada vez mais, visando o mínimo possível o gasto de energia nos veículos. Viabilizar a produção em massa de veículos movidos a hidrogênio, proporcionando um custo que seja acessível a toda população.
3. Quais seriam seus planos e estratégias se você fosse executivo de uma empresa de energia elétrica? E se você fosse executivo da indústria petrolífera?
R: Caso eu fosse executivo de uma empresa de energia elétrica os meus planos principais seriam viabilizar o aumento na produção de energia para que esta pudesse suprir a demanda que viria com o uso da eletricidade no abastecimento dos veículos automotores. E se fosse um executivo da indústria petrolífera, procuraria por novos rumos e metas de atuação, sempre com foco no maior