Crescimento, desenvolvimento e relações hídricas das plantas superiores
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
TEXTO 1 - REPRODUÇÃO DOS VEGETAIS
PROPAGAÇÃO VEGETATIVA
As plantas podem reproduzir de forma assexuada ou vegetativa e sexuada. A reprodução vegetativa caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma nova planta envolvendo gema e formação de raízes adventícias. Mesmo a técnica de micropropagação asséptica, quer seja através de meristema ou célula, envolve a formação inicial de uma gema ou estrutura semelhante, a qual evolui para plântula depois do desenvolvimento de raízes. A reprodução vegetativa permite que toda a informação genética da planta-mãe seja transmitida à nova planta, graças à replicação do DNA. A propagação vegetativa pode ser feita através de brotações aéreas, mudas geradas in vitro e aclimatizadas e mudas resultantes de divisão de touceiras. Essa reprodução tem uma característica quantitativa, gerando novos representantes da espécie que em seguida poderá realizar toca de gametas para a variabilidade genética da mesma. Abaixo podemos encontrar alguns exemplos de reproduções vegetativas.
Imagem: http://www.hemerocallis.com.br/img/colecionadores/Plantio-D-(3).jpg 1)- Estaquia: Processo que utiliza- se estacas enterradas no solo para desenvolvimento de raízes. Os ramos caulinares com gemas apicais que devem ser retiradas pra não interferir na pega das mudas.
EX: mandioca, roseira
Imagem: http://www.cultivando.com.br/figuras/estaquia.jpg
2)- Mergulhia: Processo que enterra-se um ramo da planta até que este crie raízes, quando isto acontecer separa-se o galho da planta, plantando-o a seguir.
EX: videira (pé de uva)
Imagem: http://www.prof2000.pt/users/esf_cn/mergulhia.JPG
3)- Alporquia: Processo que, faz-se um c orte num ramo ou caule e envolve este ferimento com solo úmido dentro de um saco ou lata, até que esse ramo crie raízes e possa ser replantando, de forma independente da planta-mãe.
EX: técnica usada no Bonsai.
Imagem: